top of page

Barba, cabelo e sinuca

  • Caio Gonzaga
  • 14 de nov. de 2017
  • 3 min de leitura

As barbearias tradicionais, especializadas em cabelos e barba, ganharam seu espaço no século 18 com uma cadeira, uma bacia de água e uma navalha. A barbearia já foi o ponto de encontro para amigos cortarem o cabelo e fazerem a barba enquanto fumavam seus charutos, bebiam e conversavam sobre assuntos como política, esporte, atualidades e relacionamentos amorosos.

O comportamento masculino mudou e eles parecem se preocupar não só com aspectos básicos como barba e cabelo, mas, sim, com toda a sua aparência mais do que nunca.

De olho neste novo comportamento masculino, os espaços de beleza para os homens se reinventaram para atrair um novo tipo de consumidor mais exigente.

O termo “Barber Shop”, expressão originária do inglês, tem o conceito de uma barbearia tradicional, mas com a modernidade dos serviços atuais. Isso tudo acompanhado de uma cerveja gelada, num ambiente agradável com estrutura completa.

As Barber Shops unem a boa qualidade e atendimento ao espaço personalizado e caricato capaz de deixar os homens mais a vontade com os serviços estéticos. Com preços em torno de R$ 25 a 50 o corte de cabelo e barba, os espaços oferecem bebidas, videogame, e até massagens, a fim de tornar o ambiente mais descontraído e agregar valor ao serviço.

Situada no início da rua São Mateus, a Don Camaleon Barber Shop tem cerca de 1 ano em funcionamento e já garante uma ampla cartela de clientes. Segundo Larissa Pinaffi, gerente da loja, a ideia de ter uma barbearia moderna veio da necessidade pessoal dos sócios por não sentirem bem em espaço femininos. “Por acharem que estão invadindo o espaço feminino ou não ter um atendimento tão bacana”, conta. O nome da barbearia é inspirado no réptil camaleão, por remeter a mudança. Seja mudança de visual ou por ser algo novo na cidade.

Barbearia Don Camaleon no São Mateus

O espaço conta com uma decoração que se assemelha a um pub, com bebidas, TV, uma mesa de sinuca ao centro, além de música ambiente. “Acredito que, inicialmente, as pessoas vêm nos procurar pela decoração do ambiente e por gerar curiosidade. Após isso, elas voltam pela qualidade do serviço mesmo.”

Um dos serviços de destaque da barbearia é o Dia do Noivo. “A gente fecha o salão dependendendo da quantidade de padrinhos e fica especial pra eles. Já que o Dia da Noiva tem em todo o lugar, nós criamos o nosso para eles”, explica.

Para Igor Burkowski, cliente do barber shop, o ambiente diferenciado traz uma maior sensação de conforto aos homens. “A gente vem aí de uma tradição de salão masculino ser velho e sujo. Algo que já está ultrapassado”.

Empreendedorismo no ramo estético

Ivo Campos é administrador, mas se viu muito saturado com o trabalho na área. Deixou a profissão e decidiu se dedicar a algo que tivesse mais identificação com a sua personalidade e hoje sua profissão principal é ser barbeiro.

Ivo fez cursos, trabalhou em outra barberia e depois abriu seu salão na sua própria. A “Backyard Barber Shop”, como o próprio nome em inglês já sugere, é uma barbearia montada no fundo do quintal para receber os clientes e amigos em horário de agendamento flexível e com estacionamento.

“Muitos clientes chegam pelas redes sociais. Quando conhecem e percebem que não é um salão padrão, pelo contrário, é um pouco do Ivo e da minha identidade em forma de barbearia”, explica. Para chegar no lugar, o cliente passa por dentro do estúdio da banda de Ivo, que fica dentro da garagem da casa. Os elementos de Rock n’ Roll estão presentes em todo o espaço, assim como as influências de cinema, como pôsters de filmes históricos como “Laranja Mecânica”, de Stanley Kubrick em 1972. Placas e caveiras preenchem o espaço de quem senta para ser atendido pelo Ivo.

Ivo conta que possui uma relação de amizade com seus clientes, pois os recebem na sua casa. “É um pouco mais informal e pessoal. Foi uma ideia que vai na contramão do que o mercado tá fazendo, com entretenimento veiculado”. Segundo ele, o ramo de estética no Brasil nunca para e está sempre se reinventando.

Até 2019, o segmento de beleza masculina deve crescer 7,1% no Brasil e se tornar o maior do mundo, segundo o Sebrae. Com isso, as barbearias modernas tem virado uma receita de sucesso.

Barber shops juiz-foranas

Na cidade é possível encontrar cerca de 5 opções de barbearias modernas. A maioria está localizada nos bairros São Mateus e Alto dos Passos. Confira neste link um especial de 2015 sobre estas barbearias de Juiz de Fora.


 
 
 

Comments


  • Facebook - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • White Instagram Icon
bottom of page